sábado, 24 de março de 2012

Agenda Cultural: Natal em Hiroshima, no Galpão Arthur Netto, Em Mogi das Cruzes























Sinopse 

Num país, que poder ser qualquer país em um mundo de uma época futura, personagens errantes surgem em um local onde se aguarda a chegada de algo que encerrará um ciclo de vida. Os personagens vão expondo suas angustias e dúvidas de forma cifrada, codificada, nada muito claro. Se relacionam o estritamente necessário para poderem entender como sobreviver ali e poderem enfrentar da melhor forma o que está por vir.



 O Espetáculo
O projeto “ Natal em Hiroshima” desenvolvido pela Cia Paulistana de Teatro com autoria e direção de Ygor Fiori foi iniciado em junho de 2010 através pesquisas voltadas pra criação dramatúrgica, linguagens interpretativas e cênicas.

Buscando inspiração em grandes encenadores e/ou criadores de métodos de interpretação nacionais e internacionais a Cia. Paulistana de Teatro vem se “estudando” como um corpo cênico/dramatúrgico/interpretativo. Para nós, não existem verdades absolutas, não existe o certo ou o errado, existe sim o que nos serve como veiculo artístico/funcional da expressão artística.

A vídeoarte, a instalação, o cinema, a dança, as artes plásticas entre outras, tudo funcionando em conjunto com a dramaturgia extraída das referências contemporâneas e clássicas.

Essa dramaturgia que exige uma forma especifica de interpretação e encenação, com temas de grandiosidade épica, mas que devem ser transportados ao público com simplicidade e humanidade.

Criar com humanidade, do zero, do nada, chegar e exercitar-se, improvisar, trazer, montar, desmontar, deixar de existir, insistir e insistir até o aquecimento chegar ao ponto de fissura do “BIG BANG” da criação, com a natureza seguindo o seu rumo. O teatro como um novo Universo. A “lógica do caos” estabelece a parte humana de uma engrenagem meticulosamente pensada e objetiva.

A nossa busca é uma estética teatral que junte a expressão com a humanidade, e que o público possa crer e se identificar com o que vê.

A Cia Paulistana de Teatro faz parte do mundo de agora, do jeito que ele é. Sempre em transformação.


Objetivo
O espetáculo, “Natal em Hiroshima” tem como finalidade chamar a atenção para o eterno fantasma de uma calamidade nuclear que de tempos em tempos volta ao cenário das discussões através das crises que vão e voltam, onde os atores se revezam, ora são as grandes potências atômicas na famigerada guerra fria, ora são países asiáticos, e ainda outras vezes, ferozes ditadores do oriente médio.


Acreditamos que hoje, em pleno século XXI, a grande maioria já se esqueceu completamente onde tudo começou. Hoje estamos apavorados com casos mais recentes como os das Coréias do sul e do norte, Irã, Iraque, Índia, Paquistão, entre outros e no máximo, alguns de nós, passaram parte da vida sob o “fantasma” da guerra fria onde uma catástrofe nuclear era eminente e felizmente nunca aconteceu.


Com certeza se fizermos uma pesquisa com jovens de hoje, poucos saberão o que aconteceu nos dias 06 e 08 de agosto de 1945.


Não queremos julgar e nem informar o que aconteceu, queremos despertar no público o sentimento de querer entender o paralelo que existe entre fatos que aconteceram a 3, 5 ou 10 décadas e os fatos que acontecem hoje.


Frases e situações que nos parecem ser atemporais e eternas e nos fazem refletir se o ser humano está realmente evoluindo ou e está concretizando um processo de autodestruição.


Sabemos o que aconteceu, vemos o que está acontecendo e supomos o que irá acontecer, porém não existe certeza de nada e é nesse ponto que queremos levantar questões. O que realmente interessa pra humanidade? Estamos cientes das reações provocadas pelas nossas ações? O que a natureza e a nossa natureza humana é capaz de provocar?


Enfim, não temos respostas apenas queremos provocar reflexões. 

  

Serviço
O que: Natal em Hiroshima (Espetáculo Teatral)
Quem: Companhia Paulistana de Teatro
Onde: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)
Quando: 23 e 24 de março de 2012, SEXTA E SÁBADO, às 20h.
Quanto: R$15,00 (inteira) R$ 7,50 (antecipado, estudantes, professores, melhor idade e classe artística)
Capacidade: 70 lugares.
Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário