domingo, 22 de julho de 2012

Agenda Cultural: Inscrições abertas para oficinas no Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, em São Paulo



A Oficina Cultural Amácio Mazzaropi abrirá novas inscrições no dia 16/07 a partir das 13h. A programação é composta por atividades nas áreas de Circo, Dança e Teatro.



Audivisual

Cine-Sarau Mazzaropi: As Curiosidades de um Caipira
Coordenação: Arnaldo D’Ávila e Jedsom Kárta
27/8 e 10/9 – segundas-feiras – 19h30 às 21h
Indicação: a partir de 14 anos
30 lugares por encontro
O sarau abordará importantes fases da vida e da obra de Mazzaropi, por meio de trechos de filmes, esquetes, leituras de poesias, relatos e canções, tendo ao final um jogo de improvisação entre os artistas apresentadores e o público.
Arnaldo D’Ávila é ator, diretor e dramaturgo. Em 1995, foi premiado como melhor ator e diretor no VI Festival Gaúcho de Teatro pelo espetáculo “Nuestra América”.
Jedsom Kárta é ator, diretor, músico e professor. Especialista em Arte, Comunicação e Educação pela Faculdade Paulista de Artes de São Paulo. Como ator, destacou-se nas montagens “Fred & Jack” e “Tirando o Pé da Lama”.



Circo

Oficina: Acrobacias Circenses de Solo para Iniciantes
Coordenação: Erickson Almeida
4/8 a 29/9 – sábados
Turma A: 14h às 16h (crianças entre 7 e 10 anos)
Turma B: 16h às 18h (crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos)
Inscrições: 16/7 a 3/8
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas (15 por turma)
Oficina de iniciação ao mundo circense por meio de jogos e acrobacias de solo – cambalhotas de frente, de costas e com voo – que trabalham posturas, desenvolvem habilidades corporais e, principalmente, divertem.
Acrobata e ator, Erickson Almeida se formou palhaço com os Doutores da Alegria e foi orientado pelo especialista em circo Mário Bolognesi. Entre outros espetáculos, atuou em “O Bobo do Rei”, que conquistou o Prêmio APCA de Melhor Elenco em 2010.



Dança

Projeto Baitaclã: Danças e Ritmos Brasileiros
Coordenação: Cia. Baitaclã
11/8 e 15/9 – sábados – 18h30 às 21h30
Atividade livre
Encontro de cultura popular que convida todos os públicos a participarem tocando, dançando e cantando ritmos brasileiros, como maracatu, samba de roda, coco, jongo, forró e baião.
A Cia. Baitaclã foi fundada em 1997 com o objetivo primordial de trabalhar com o teatro cômico-popular: a linguagem circense e musical, as máscaras, as manifestações populares do Brasil e o teatro de rua e em espaços alternativos.

Oficina de Danças Brasileiras
Coordenação: Fláira Ferro
27/8 a 26/9 – segundas e quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: dançarinos, atores e demais interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 16/7 a 22/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Oficina de introdução ao vocabulário corporal das danças brasileiras, a partir do trabalho com oito manifestações da cultura popular: frevo, coco, caboclinho, capoeira, cavalo-marinho, maracatu rural, maracatu nação e afro.
Atriz, bailarina e coreógrafa, Fláira Ferro iniciou sua carreira como aluna do lendário passista de frevo Nascimento do Passo, na Escola Veneza Brasileira de Frevo. Apresentou-se em países como Alemanha, Inglaterra, França, Suíça e Estados Unidos, entre outros. Atualmente, é integrante da Antonio Nóbrega Cia. de Dança no Instituto Brincante.



Teatro/ Música/ Artes Plásticas

Oficina: Brincadeira de Boi
Coordenação: Iara Castro e Rafael Kalunga
4/8 a 29/9 – sábados – 13h às 16h
Público: crianças entre 7 e 12 anos
Inscrições: 16/7 a 3/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Por meio da criação de instrumentos, figurinos e adereços, de atividades de musicalização e de jogos teatrais, as crianças vivenciarão cada etapa da concepção e criação de uma apresentação do bumba-meu-boi, folguedo popular de grande riqueza cênica e musical.
Iara Castro é arte-educadora e atriz, graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas em teatro de máscaras, clown e mímica corporal dramática.
Rafael Kalunga é artista plástico e percussionista, formado pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Pesquisa, cria e produz artesanalmente instrumentos musicais e objetos sonoros



Teatro

Oficina de Montagem Teatral: Shakespeare, Nosso Contemporâneo?! 
Coordenação: Heitor Saraiva
7/8 a 27/9 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: atores e demais interessados com algum conhecimento em teatro, a partir de 15 anos
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: aula aberta (2/8 – quinta-feira – 18h30)
25 vagas
Esta oficina trabalhará todos os elementos da montagem teatral, lidando com interpretação, figurinos, cenários, iluminação, sonoplastia e demais elementos de composição. O texto escolhido é “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, só que adaptado ao mundo caipira e nada renascentista do filme “O Corintiano”, de Mazzaropi.
Graduado em Arte-Educação e mestre em Artes pela ECA-USP, Heitor Saraiva é ator, cenógrafo, figurinista e diretor. Foi orientador teatral no projeto Ademar Guerra e atuou no longa “Cafundó”, dirigido por Paulo Betti, e em espetáculos da Cia. Os Satyros. 

Oficina de Iniciação Teatral
Coordenação: William Gutierre
1/8 a 19/9 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: primeiros inscritos
25 vagas
Através de jogos teatrais e exercícios, a oficina pretende iniciar os participantes no fazer teatral, desenvolvendo a espontaneidade, concentração, imaginação e trabalho coletivo.
Formado na Indac Escola de Atores, William Gutierre estagiou com a companhia francesa Théâtre du Soleil e atuou em espetáculos como “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, e “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”, de Fernando Arrabal.

Oficina de Teatro para Iniciantes
Coordenação: Isadora Ferrite
4/8 a 29/9 – sábados – 14h às 18h
Público: interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Partindo da leitura de textos, a oficina propõe exercícios de improvisação, individuais e coletivos, com foco na construção da personagem, considerando ainda aspectos como música, luz e figurino, entre outros.
Isadora Ferrite é formada pelo NIC – Instituto del Cine de Madrid, na Espanha, e pelo Centro de Artes Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Atuou sob a direção de encenadores importantes, como Zé Celso, Roberto Lage e Vladimir Capella, em espetáculos como: "Os Sertões", "A Mancha Roxa" e "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá".

Oficina de Iniciação Teatral para Crianças
Coordenação: Caio Marinho
4/8 a 29/9 – sábados – 16h às 18h
Público: crianças de 7 a 10 anos
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Esta atividade promove a iniciação no fazer teatral, partindo de jogos cênicos que buscam estimular o trabalho coletivo e desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a capacidade de expressão artística.
Caio Marinho é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma e integrante do Clã – Estúdio das Artes Cômicas. Atuou nos espetáculos “Quixote” (2008) e “Água” (2012) e dirigiu “A Perseguição” (2010). Foi arte-educador da equipe de Mediação Cultural do Centro Cultural São Paulo. 

Oficina Commedia Dell'Arte 
Coordenação: Tiche Vianna
13 a 17/8 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30
Público: interessados com conhecimento em teatro, a partir de 15 anos
Inscrições: 16/7 a 3/8
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Com estudo teórico e atividades práticas, esta oficina trabalhará a Commedia Dell’Arte – gênero de teatro que surgiu na Itália, no século XVI, tendo como principais características a improvisação, o uso da meia máscara expressiva e a presença de personagens arquetípicos, como Arlequim, Colombina e Pantalão.  
Tiche Vianna é atriz, diretora e pesquisadora de teatro, formada pela EAD-USP. Especializou-se na Itália nas linguagens de máscaras e Commedia Dell’Arte, na Università degli Studi di Bologna e no Firenze of Papier Mâché. Foi coordenadora da Escola Livre de Teatro de Santo André e docente na Unicamp. Fundou o Barracão Teatro.



Patrimônio Cultural

Grupo de Experimentação Artística: Estação Mazzaropi
Coordenação: Eda Nagayama
18/8 a 27/9 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30 | sábados – 14h30 às 17h30
Público: interessados na confluência de diversas linguagens artísticas, a partir de 15 anos
Inscrições: 16/7 a 15/8
Seleção: carta de interesse
25 vagas
Simulando uma viagem, esta atividade percorrerá a vida e a obra de Mazzaropi em seis paradas temáticas – nas “estações” Santa Cecília/Taubaté, Tremembé, Troupe Mazzaropi, Tupi, Vera Cruz e Trem Caipira – onde se dará o encontro das linguagens do teatro, literatura, dramaturgia, artes visuais e mídias digitais.
Eda Nagayama é formada em Artes Cênicas e mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual pela ECA-USP. Como atriz, participou de “BR3”, do Teatro da Vertigem, e de “VemVai – O Caminho dos Mortos”, da Cia. Livre de Teatro. No cinema, atuou em “Gaijin – Ama-me como Sou” e escreveu e dirigiu o curta “Fake”; na TV, participou de novelas da Record, Band e SBT.



Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Avenida Rangel Pestana, 2401 – Brás/ SP
11 2292-7071 / 2292-7711

Nenhum comentário:

Postar um comentário