sábado, 29 de dezembro de 2012

Percussões: o Bodhram, por Anderson Borges

Saudações!

Em meio às navegações pelas redes sociais, pelos vídeos e outras coisas rotineiras de internet comecei uma busca por conhecimento sobre instrumentos de percussão utilizados em outros países, e tem sido uma experiência riquíssima (lamentamos apenas não dispor de capital - $$$ - para adquirir tais preciosidades, mas quem sabe um dia...) Mas enfim, vamos lá.

Pesquisando sobre os membranofones, encontramos o bodhram. O bodhram (pronuncia-se "bough-rawn) é um instrumento irlandês, muito parecido com o tamborim. Esse instrumento surgiu por volta do século XVII, sendo usado como bateria de guerra durante a Rebelião Irlandesa (1603) e posteriormente substituindo o tamborim na música celta. O bodhram pode ser rústico ou sofisticado, construído com vários tipos de madeira e peles (geralmente é usada a pele de cabra).

Algumas demonstrações:







Em breve traremos mais algumas percussões para o Balcão da Arte!


REFERÊNCIAS:

Membranofones
Pifano
Wikipedia


Anderson Borges de Santana
Professor da Rede de Ensino de Suzano, Graduado em Pedagogia (UMC), Pós-Graduado em Educação Especial (Uninove), participante da Diretoria Executiva da Associação Cultural Opereta, bem como do Núcleo Teatral e Comunicação da Opereta e integrante do Cia. Siso Teatral. Atualmente desenvolve o blog da Associação Cultural Opereta.
---
Balcão da Arte 
Contato: balcaoarte@gmail.com 
Facebook: Balcão da Arte
Google Plus: Balcão da Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário